sexta-feira, 27 de julho de 2018

3ª NOITE DA POESIA POPULAR NORDESTINA DE BUÍQUE FOI UM ESPETÁCULO





      Na noite de ontem, dia 26 de julho, aconteceu na praça de Eventos desta cidade de Buíque, a 3ª noite da poesia popular nordestina, evento coordenado pelo radialista Ricardo Resende, com o apoio da Prefeitura Municipal, através da secretaria de cultura e da Associação Comercial de Buíque.

         Com uma megaestrutura de palco e som, montados no local do evento e uma grande área coberta, foi declarada oficialmente a abertura do 4º Buíque Frio, que se estenderá até o próximo domingo, dia 30 de julho, com diversas atrações. 

A noite de ontem contou com participação de quatro duplas de violeiros repentistas, quais sejam: Ivanildo Vila Nova, Rogério Menezes, Valdir Teles, Edvaldo Zuzu, Zé Carlos do Pajeú, Hipólito Moura, João Lídio e Raulino Silva, que durante quase duas horas , alegraram os buiquenses através de suas violas, motes e cantorias, esquentando, dessa forma o frio que aquela altura já registrava 18 graus, sempre recebendo os aplausos da multidão a cada verso que era encerrado.


Antes das duplas se apresentarem, os poetas locais também tiveram oportunidade para apresentarem seus talentos. Abriu o evento o poeta e advogado Dr. Manoel Modesto, declamando uma bela poesia de sua autoria, seguido da poetisa Rosa Ramos, que também declamou uma poesia e cantou uma canção em ritmo de carnaval, ambas de sua autoria. A seguir foi a vez deste poeta blogueiro, que também fez uma rápida intervenção, cantando a canção intitulada “Infância”, de sua autoria, na qual faz menção a passagem do escritor alagoano Graciliano Ramos, por esta cidade, quando era criança.

Ao final, depois da apresentação dos repentistas, ainda apresentei um cordel narrando  biografia do homenageado da noite, o Sr. Jarbas Pacheco Freire, que presente ali no palanque, juntamente com sua família, agradeceu a todos pela presença e disse sentir-se honrado com a lembrança do seu nome, como homenageado da noite. A seguir, o prefeito Arquimedes Valença também trouxe sua mensagem de agradecimento a todos e a noite da poesia foi encerrada com a entrega de placas comemorativas, aos participantes.

 Enquanto descíamos do palanque, a equipe do cantor Luan Estilizado se preparava para dar continuidade a festa, que se estendeu até às 02:00 da madrugada, sempre com a ampla cobertura de toda a imprensa local e regional.  De parabéns estão os organizadores do evento, que já faz parte do calendário oficial de Buíque, e que a cada ano vem se consolidando na região como uma ótima opção para quem deseja curtir um pouco do frio da capital do vale.

Confira algumas fotos do evento, por Leonardo Silva.

Quem desejar conferir uma cobertura fotográfica mais completa é só visitar o link seguinte cobertura fotográfica por Leonardo Silva

Megaestrutura do palco . Foto de Leonardo /Silva
 
Advogado, poeta e Escritor Dr. Manoel Modesto. por Leonardo Silva
Poetisa Rosa Ramos. Foto Leonardo Silva

Rogério Menezes e Hipólito Moura.  Foto Leonardo Silva 


Capa do cordel apresentado por este blogueiro, em homenagem a Jarbas Freire
O repentista Rogério Menezes, cumprimentando a multidão. Foto de Leonardo Silva
Luciano Pacheco, Arquimedes, Jarbas Freire e este poeta blogueiro. Foto Leonardo Silva
 
Familia de Jarbas Pacheco Freire.   Foto de Leonardo Silva  

Nenhum comentário:

Postar um comentário