sábado, 25 de outubro de 2014

SESC LER DE BUÍQUE PROMOVE MAIS UMA EDIÇÃO DO "POETAS DAQUI" EM BUÍQUE E TUPANATINGA.

 


     Em sua agenda cultural, mais uma vez o SESC LER DE BUÍQUE vem executando o projeto POETAS DAQUI, que teve início no dia 07 de outubro e se estende até o dia 28 do corrente mês. Na programação, que além de Buíque está contemplando o município de Tupanatinga, várias Escolas estão sendo visitadas com o programa “UM ESCRITOR NA MINHA ESCOLA”, quando um escritor local é entrevistado por um mediador sobre sua vida e sua produção cultural. A conversa tem também a participação dos alunos, em sua grande maioria jovens e adolescentes.

         Outro evento incluído nessa programação é o chamado ‘INVASÃO POÉTICA”, quando vários poetas visitam diversas classes de determinada escola, declamando poemas e poesias ou cantando alguma canção do folclore brasileiro. A visita é encerrada com a coordenadora do evento apresentando os participantes e informando o objetivo da visita.

         No dia 07/10, às 09:00 horas a escola visitada como projeto “Um escritor na minha escola” foi a Vigário João Inácio e quem foi homenageado foi o poeta/compositor Alex Soares, componente do grupo musical Matutano Reggae que foi mediado por Érika. Alex contou um pouco de sua vida e seus projetos culturais. Já no dia 08, na mesma escola, o homenageado foi o professor/poeta Sivaldo Oliveira, que com a mediação de Sandra.

         No dia 09/10, foi a vez do grupo visitar a Escola Manoel Borba, na vizinha Tupanatinga. Desta feita, os homenageados com o projeto “Um Escritor na minha Escola” foi este poeta blogueiro, representando Buíque e a poetisa Socorro Gomes, representando o município anfitrião. Socorro além de excelente professora é uma exímia poetisa e tem se destacado naquele município na arte da poesia de cordel. O evento naquela cidade ainda contou com as participações de Joseane Cavalcanti, Leonardo (Léo) e Sivaldo Oliveira.

         A programação prosseguiu e ainda contou com vários eventos, inclusive o lançamento do livro “ESSÊNCIA”, segunda obra da escritora Irivanize Albuquerque, às 19:00 horas do dia 15.10, na Biblioteca Municipal Graciliano Ramos.


        No dia 16.10 (quinta-feira), às 19:30 horas, aconteceu o sarau “A Deusa Branca visita Buíque”, quando poetas de Tupanatinga visitaram nossa cidade e se apresentaram na Biblioteca municipal. Oficinas literárias com o escritor Pedro Américo de Farias, Bate papo literário, dentre outros.

                      Confira os eventos que ainda acontecerão

27 a 29 de outubro - Oficina de Minicontos com Fernando Farias - Centro Pastoral, das 09:0-0-às 12:00 horas.

29 de outubro, às 10:00 horas - Bate papo literário com mediação de Fernando Farias, na Biblioteca Municipal Graciliano Ramos.

      De parabéns está o Sesc Ler de Buíque, por sua diretora cultural Joseane Cavalcanti, que tem desenvolvido diversos projetos sempre incluindo as pessoas que produzem cultura em nossa terra, tão carente de apoio dos poderes públicos constituídos.              

Nenhum comentário:

Postar um comentário